HOME
LOCAL DOS PAIS
LOCAL DAS CRIANÇAS
- Lições Espirituais de 3-6 anos
- Perguntas e Respostas
- Montessori e seu Método
- Montessori Insights
CONTATO

Lições Espirituais para Crianças dos 3 aos 6 anos.

Lições de Carma e Reencarnação

Lição 1, "Verdades Cármicas"

Preparação

O livro Carma e Reencarnação explora as questões sobre qual a família que nascemos, a quem fomos atraídos e porquê algumas pessoas nos deixam ansiosos. Aprenda como opera o carma e a reencarnação e como podemos transformar os encontros cármicos em grandes oportunidades para viver com alegria e realização.

Preparação dos Pais/Instrutores: Esta lição está baseada nas primeiras seis seções do capítulo Verdades Cármicas.

Como Usar Estas Lições
Revise o capítulo antes de começar.
Revise a lição, inclusive as atividades.

Por favor, observe que o texto do que você pode dizer à criança está em italico, ou você pode ler a lição e colocar em suas próprias palavras.

Reúna o seguinte material necessário:

• Música de Mozart
• Revistas ou fotografias de famílias
• Materiais para plantar sementes
• Papel e lapis de cor, creions ou tintas
• Livro infant sobre o Cego Bartimeu (opcional)

Estabeleça o Ambiente:
Escolha uma hora em que você e a criança estejam descansados e felizes.
Se tiver um CD player e música clássica, selecione algo suave para tocar enquanto vocês começam.

Música Sugerida:
Uma vez que esta lição menciona Mozart, a preferência é tocar suas músicas. A harpa está associada com o centro de energia do coração, então, música de harpa também é recomendada. Pode-se usar também o movimento largo de qualquer peça clássica conhecida.

Resumo da Lição:

• Toda a vida existe em ciclos, incluindo o homem.
• Reencarnação é o processo em que o homem nasce muitas vezes para aprender as leis da vida.
• O carma é a lei do retorno a nós do que enviamos.
• O carma é o amor de Deus ajudando nossas almas a aprender através da experiência.
• Jesus ensinou sobre a reencarnação.


LIÇÃO: Ciclos da vida

Ano após ano, tudo no mundo e as estações mudam. Elas nunca param. A maioria de nós tem a primavera e depois o verão. Ele declina para o outono e depois vem o inverno. Nas partes tropicais do mundo há somente duas estações: úmida e seca.

Outra mudança que vemos é que a pessoa nasce e cresce, da infância à idade adulta e para a velhice. Vocês lembram quando eram pequenos?

Ficamos mais velhos a cada ano, assim como os animais. Vemos flores e vegetais amadurecerem em nossos jardins e hortas. É assim que a vida funciona. Tudo tem um ciclo de crescimento.


ATIVIDADE 1: Coletando Imagens

Dê às crianças várias revistas ou uma boa quantidade de imagens de famílias e juntos procurem imagens de bebês, crianças, adolescentes, adultos e adultos mais velhos. Peça às crianças para enfileirar as imagens em ordem crescente, do mais jovem ao mais velho.


ATIVIDADE 2: Plantando

Vamos plantar algumas flores. Primeiro, enterramos algumas sementes. Se você as regar e deixá-las tomar um pouco de sol, as plantas vão crescer até pequenos brotos. Depois elas crescem, ficam altas e fortes e, dependendo de qual semente usamos, elas dão as flores.

O mais interessante sobre plantas é que quando elas morrem, deixam uma semente que pode ser plantada novamente. A vida da planta nunca termina realmente, apenas muda.


Plante algumas sementes. A criança pode decorar o pote da planta antes, se quiser. Cuide da plantinha regando-a e observando-a frequentemente.

Quando caminhamos na praia, às vezes encontramos bonitas conchas do mar. As conchas do mar têm formas e tamanhos diferentes, mas cada uma foi, antes, o lar de uma pequena criatura. Quando a criatura fica muito grande para a concha, ela deixa aquela concha e produz uma nova. Esta é outra situação em que podemos ver os belos ciclos da vida.

Reencarnação

Todos vivemos muitas vezes antes. A cada nova vida, você nasce em um corpo pequeno de bebê, cresce e usa seu corpo para viver sua vida. Em certo ponto, você fica velho e deixa aquele corpo, como a criatura do mar deixa sua concha. Então, você se prepara para voltar novamente em um novo corpo, para que possa finalizar o trabalho que Deus deu para você fazer. Isto é chamado reencarnação. Nossas almas reencarnam centenas e mesmo milhares de vezes.

Deus lhe ama muito e quer que você algum dia volte para a casa dEle. No entanto, Ele lhe deu muitas vidas para aprender as lições da vida e oferecer as grandes dádivas da sua própria luz e amor. Ele lhe deu sua mamãe e seu papai para amá-lo e tomar conta de você nesta vida.



Carma

Jesus ensinou uma grande lei da vida, chamada a lei do círculo ou a lei do carma. Ele disse: "Aquilo que o homem semeia, ele também colherá.” A palavra “semear” significa plantar.

Se você planta margaridas, crescerão margaridas. Não crescerão rosas. Se você planta feijões, nascerão feijões, não flores. Se você plantar um arbusto de espinhos, espinhos crescerão e podem lhe espetar.


Planta do Feijão

Jesus nos ensina que a energia que enviamos volta para nós. Se você utiliza a energia que Deus lhe dá fazendo coisas boas, coisas boas retornarão a você. Por outro lado, se você utilize sua energia em ações egoístas e indelicadas, essas também retornarão para você.

O que nos acontece é, muitas vezes, por causa das coisas que dissemos ou fizemos a outras pessoas. Algumas dessas situações ocorreram em outras vidas e sequer nos recordamos delas. Às vezes, podem ter ocorrido apenas há alguns minutos atrás!



ATIVIDADES


A Experiência de carma de um menino

Uma mãe contou a história do seu filho pequeno. Ele tinha feito algo muito impróprio e foi malvado com sua irmã. Ele a empurrou a ela esfolou o joelho. Então ele saiu e foi brincar com seus amigos. Então, aconteceu dele cair e machucar seu próprio joelho!

Ele entrou e disse à sua mãe: “Mãe! Eu machuquei minha irmã e então recebi meu carma de volta!” Ela o escutou e explicou que estava feliz que ele compreendeu que o que fez foi errado e pediu para ele se desculpar com sua irmã. Ela sabia que ele já tinha aprendido sua lição. Você já pensou sobre isso quando algo acontece a você?
(Faça uma pausa e deixe as crianças refletirem e responderem)

A lei do carma é a lei do amor. Deus lhe ama tanto que deseja que você aprenda com o que lhe acontece, para que não cometa novamente o mesmo erro.

Uma história da Bíblia sobre reencarnação

A Bíblia nos conta outra história sobre reencarnação. Um dia, Jesus e seus discípulos viram um homem que era cego de nascença. Seus discípulos perguntaram a Jesus se ele tinha pecado ou se foram seus pais que pecaram para fazê-lo cego de nascença. Como ele tinha pecado antes do nascimento a menos que ele tivesse vivido uma outra vida?

Jesus explicou que, neste caso, nem seus pais nem ele havia pecado para causar a cegueira, mas ele nasceu cego por um propósito divino. Esse homem tinha sido voluntário a nascer cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar quão grandes são as obras de Deus.



ATIVIDADE 3: O Cego Bartimeu

Leia a história infantil sobre o Cego Bartimeu. Acesse aqui


História do carma de Mozart

Um pequenino chamado Wolfgang Amadeus Mozart nasceu numa família na Áustria há muito tempo atrás. A Áustria é um lindo e montanhoso país da Europa.


Vila sobre um lago, na Áustria

O pai de Wolfgang era um músico e havia música em sua casa o tempo todo. Quando Wolfang tinha quatro anos, já tocava espineta (semelhante ao cravo), violino e órgão. Quando tinha cinco anos, já compunha sua própria música.

As pessoas ficavam admiradas. Quando ele tinha seis anos, seu pai o levava por todo o país, para que tocasse sua bela música para as pessoas. Elas adoravam! Ele tocava até mesmo para a nobreza. Quando tinha treze anos, Mozart compunha vários tipos de música. As pessoas se admiravam como um pequenino podia ter tanto talento e habilidade.

A lei do carma explica isto. Em uma vida anterior, Mozart tinha estudado música e tornou-se um especialista. Então, nasceu numa família de músicos, para que sua habilidade musical pudesse ser imediatamente reconhecida e nutrida.

Atividade 4: Ouça músicas de Mozart

De todos os compositores, Mozart é considerado um dos melhores. Escreveu centenas de composições musicais apreciadas por pessoas de todo o mundo. Tente escutar algumas.

Atividade 5: Agradeça a Deus por seu bom carma

Desenhe uma imagem de todas as coisas boas em sua vida: sua família, animais de estimação, sua casa, seus brinquedos favoritos e as coisas que você gosta de fazer.

Faça uma oração ou ofereça seu desenho a Deus para agradecer-Lhe por todas essas coisas boas que você tem em sua vida. Elas vieram do seu bom carma e do amor de Deus por você.



Revisão dos pontos principais:

• Toda vida vive em ciclos, incluindo o homem.
• A reencarnação é o processo pelo qual o homem nasce muitas vezes para aprender as leis da vida.
• O carma é a lei do retorno para nós do que enviamos.
• O carma é o amor de Deus ajudando nossas almas a aprender através da experiência.
• Jesus ensinou sobre a reencarnação.



Senda para Famílias © Copyright 2009 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AD&R Web