HOME
LOCAL DOS PAIS
LOCAL DAS CRIANÇAS
- Lições Espirituais de 3-6 anos
- Perguntas e Respostas
- Montessori e seu Método
- Montessori Insights
CONTATO

Lições Espirituais para Crianças dos 3 aos 6 anos.

Lições de Carma e Reencarnação

Lição 3, “Elos Cármicos”

Preparação

Preparação dos Pais/Instrutores: Esta lição está baseada na parte 2 de Elos Cármicos.

Como Usar Estas Lições
Revise o capítulo antes de começar.
Revise a lição, inclusive as atividades.

Por favor, observe que o texto do que você pode dizer à criança está em italico.

Reúna o seguinte material necessário:

• CD e música clássica (opcional)
• Um tear e alças para fazer pegadores de panelas
• Um ímã, uma tigela de areia e clips para papel
• Balão e caneta hidrográfica

Estabeleça o Ambiente:
Escolha uma hora em que você e a criança estejam descansados e felizes.
Se tiver um aparelho de CD ou cassete e música clássica, selecione algo suave para tocar enquanto vocês iniciam.

Música Sugerida:
Podem usar composições clássicas bem conhecidas que você e a criança gostem.

Resumo da Lição:

• Os fios do nosso bom carma e mau carma nos fazem ser quem e o quê somos hoje.
• O carma nos atrai até aqueles com os quais temos que aprender, como um ímã atrai os clips.
• Existe carma pessoal e carma coletivo.
• Deus nos dá outra chance quando cometemos erros.
• Seres espirituais ajudam a nos preparar antes de cada vida.
• Enfrentamos nosso carma em nossa família, mas nosso carma é o que nós fizemos.


LIÇÃO: Elos cármicos

Esta lição é chamada “Elos Cármicos”. Vimos no último capítulo como esses elos de coisas que fizemos nos traz talentos e prosperidade ou podem nos trazer desafios a superar. È a forma como o reino de Deus opera!

As pessoas e lugares em nossa vida são como esses belos fios coloridos.

Podemos usar esses fios para tecer novas criações. Todos esses fios nos levarão de volta ao coração de Deus, de onde viemos e para onde retornaremos.


ATIVIDADE 1: Tecelagem

(usar qualquer kit simples para fazer pegadores de panela)

Enquanto a criança tece, podemos falar sobre como a vida de cada pessoa é composta dos fios de muitas experiências, pensamentos e sentimentos diferentes de vidas passadas.

LIÇÃO: Quando o carma retorna

O que somos hoje e o que acontece em nossas vidas é por causa das coisas que fizemos no passado, boas e más. Amanhã será o resultado das coisas que dizemos e fazemos agora. Se alguém é indelicado conosco e nós o perdoamos, virá a época em que alguém é amoroso e gentil conosco e perdoa nossos erros.

O carma é como um magneto

Vocês sabem por que o carma é como um magneto? (Faça uma pausa e deixe a criança responder). O carma atrai até nós as pessoas que amamos antes, em outras encarnações, para que seja compartilhada a felicidade que criamos. Também traz até nós as pessoas com as quais precisamos aprender e que precisam aprender conosco. Esse é o nosso carma pessoal.

ATIVIDADE 2: Atração magnética

Encha uma tigela de tamanho médio com areia. Enterre objetos magnéticos como clips, pregos ou outros objetos de aço ou ferro na areia antes que a criança veja a atividade. Movimente a tigela, então pegue um ímã forte e passe pela areia para encontrar os objetos magnéticos.

Nosso carma é como esta ação do magneto de nossa alma, encontrando todas as pessoas com as quais precisamos aprender nesta vida. Nem sempre sabemos quem são ou onde elas estão, mas elas nos encontram, como o ímã encontra os clips!

Ofereça amor

Mas quando alguém é magoado, seja seu carma ou não, podemos ajudá-lo e confortá-lo. Oferecer amor é uma das formas que podemos ajudar-nos uns aos outros.

Bom carma

Havia uma família que tinha sete filhos. Todos eram músicos muito bons. Todos haviam aprendido a fazer música em vidas passadas e, por causa do seu amor, vieram juntos como uma família feliz que adorava tocar unida.

Onde você estava antes de nascer?

Já pensou onde você estava antes de nascer? (Faça uma pausa e deixe a criança responder)

Muitas pessoas têm lembranças do mundo celeste onde moraram antes de nascer. É um belo lugar, com lindos lagos, cidades de cristal reluzentes e repletas de seres de grande luz.

Nesse lugar celestial, não há dor e o conhecimento flui livremente. Há grandes bibliotecas e locais de estudo sobre as leis da vida. Muitas almas se recordam que estudaram tudo sobre o universo e os céus.

Elas se lembram de se reunirem com seres de luz que as ajudaram a compreender o que tinham feito em suas vidas antes e o que iriam fazer nesta vida. Este grupo de seres, chamado o Conselho do Carma, nos mostra a família em que nasceremos e a pessoa com quem nos casaremos.

Eles nos mostram as partes da vida e as pessoas com as quais tivemos problemas e com as quais nos encontraremos novamente nesta vida.

Carma familiar

Algumas vezes é em nossa família que encontramos o maior carma. Este carma pode ser muito bom e, às vezes, pode ser difícil. Às vezes, nascemos em uma família porque temos uma missão a cumprir juntos. Podemos ter habilidades, como a família de músicos, que podemos compartilhar, ou podemos todos estudar juntos os ensinamentos de Deus.

Talvez você tenha um talento especial de artista. Os Senhores do Carma podem lhe ajudar a nascer numa família de artistas para que eles possam lhe ajudar a desenvolver suas habilidades. Você tem aquelas habilidades porque conquistou por seu próprio esforço e duro trabalho em vidas passadas. Seu bom carma lhe conduziu às pessoas que poderiam ajudar-lhe.

Porém, algumas vezes estamos juntos porque temos que aprender a ser gentis. Pode haver algo que devemos dar aos outros em nossa família. Deus sempre nos coloca exatamente onde nossa alma necessita estar.

Pais que querem servir a vida

Às vezes, os pais têm certos filhos simplesmente porque eles querem servir a vida. Uma família teve um bebê com muitos problemas de saúde. Esta criança veio a eles, não por causa de algum mau carma, mas porque eles a amavam muito. Os pais tinham ajudado esta mesma alma há milhares de anos, quando todos viviam na Atlântida e eles puderam ajudá-la novamente.

Adoção

Algumas crianças são adotadas porque seus pais, por alguma razão, não podem tomar conta delas. Em alguns casos, elas dizem que se lembram que a adoção era parte do plano. Tiveram que encontrar uma forma de encontrar os pais muito especiais que estavam destinadas a ter, mas que não podiam ter filhos, eles mesmos.

Crianças que são adotadas são muito afortunadas, uma vez que seus pais as escolhem para amá-las e cuidar delas!


Você

Você é afortunado por estar aqui na Terra. Vivemos numa época em que existem algumas almas no céu que querem vir à Terra, mas não há pais em número suficiente que as queiram. Você tem um corpo que pode usar. Tem uma família que ama e toma conta de você. Tem a oportunidade de aprender sobre as leis de Deus.

ATIVIDADE 3: Demonstrando gratidão

Agora mesmo você pode dizer “obrigado” aos seus pais e quem toma conta de você. Pode dizer “obrigado” aos seus professores. Pense em algo que possa fazer para agradecer.

ATIVIDADE 4: Mostrando Gratidão a Deus

Porém, o mais importante de tudo – você pode dizer “Obrigado” para Deus! Encha um balão grande. Com uma caneta hidrográfica, escreva ou desenhe uma mensagem de agradecimento a Deus. Solte o balão e veja ele subir.


Revisão dos pontos principais:

• Laços do nosso bom e mau carma nos faz quem e o que somos hoje.
• O carma nos atrai para aqueles com os quais temos que aprender, como um ímã atrai clips.
• Existe carma pessoal e carma grupal.
• Deus nos dá segundas chances quando cometemos erros.
• Seres espirituais ajudam a nos preparar antes de cada vida.
• Encontramos nosso carma em nossa família, mas nosso carma é o que nós o fizemos.



Senda para Famílias © Copyright 2009 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AD&R Web