HOME
LOCAL DOS PAIS
LOCAL DAS CRIANÇAS
- Lições Espirituais de 3-6 anos
- Perguntas e Respostas
- Montessori e seu Método
- Montessori Insights
CONTATO

Lições Espirituais para Crianças dos 3 aos 6 anos.

Lições de Carma e Reencarnação

Lição 5, "Transformações Cármicas"

Preparação

Preparação dos Pais/Instrutores: Esta lição está baseada no Capítulo 4, Transformações Cármicas.

Como Usar Estas Lições
Revise o capítulo antes de começar.
Revise a lição, inclusive as atividades.

Por favor, observe que o texto do que você pode dizer à criança está em italico.

Reúna o seguinte material necessário:

• CD e música clássica (opcional)
• Tinta dourada solúvel em água
• Vasilha (tigela)
• Papel colorido e tesouras

Estabeleça o Ambiente:
Escolha uma hora em que você e a criança estejam descansados e felizes.
Se tiver um aparelho de CD ou cassete e música clássica, selecione algo suave para tocar enquanto vocês iniciam.

Resumo da Lição:

• Você pode aprender a aceitar seu carma com gratidão.
• Você permanece conectado àqueles a quem não perdoa, até que os perdoe.
• Você pode aprender a “pagar conforme segue.”
• Você pode aprender orações de perdão para recitar todos os dias.


LIÇÃO: História de carma

Existem algumas histórias interessantes que nos dão uma boa idéia de como o carma opera na vida das pessoas. Aqui está uma história sobre um monge do Tibet.

Nesta história, um monge budista foi preso por roubar uma vaca. Ele não tinha feito isso e, de fato, era um vegetariano e nunca comeu carne, então, não tinha interesse na vaca! Foi colocado preso em um buraco no chão. Ficou lá por meses, sem nunca reclamar ou tentar se defender. Os vizinhos traziam água e comida para ele todos os dias.

Poucos dias depois de ser preso, a vaca desaparecida foi encontrada, mas o homem que o colocou no buraco esqueceu-se do pobre monge e deixou-o lá dentro.Um dos estudantes do monge finalmente foi ver o rei do país e contou-lhe toda a história.

O rei resolveu tirar o monge do buraco, libertando-o. Ele disse ao monge que sentia muito pela coisa terrível que tinha acontecido e lhe disse que iria punir o homem responsável por deixá-lo no buraco por tantos dias.

O monge agradeceu ao rei, mas rogou que não punisse ninguém. Ele contou ao rei uma história de algo que aconteceu a ele em uma vida anterior. Ele tinha roubado um bezerro. Enquanto estava tentando fugir com a vaca, ficou com medo que o pegassem. Abandonou a vaca próximo a um homem santo que estava meditando. O homem santo foi acusado de ter roubado a vaca e foi amarrado em um buraco por seis dias antes de poder sair.

O monge disse ao rei que ele tinha esperado muitas vidas pela chance de, finalmente, pagar esta dívida. “Estou grato aos seus súditos por me trazerem a oportunidade para ficar livre deste carma.” Ele sabia que, uma vez que foi responsável pela prisão de outra pessoa, um dia a mesma coisa aconteceria a ele. Ele sabia que era a lei de Deus.

A Lei do Perdão

Quando alguém faz mau carma ao prejudicar outro, não cabe a nós nos ocuparmos a respeito de sua punição, mesmo se a pessoa que foi prejudicada é você! Nossa tarefa é perdoar a alma da pessoa que nos prejudicou. Quando perdoamos os outros, Deus nos perdoa. Se ficamos zangados, isso nos faz sentir infelizes por dentro.

Usualmente, pode encontrar uma forma de falar com alguém a quem precisa perdoar ou que pode precisar perdoar você. Se criar o hábito de perdoar as coisas imediatamente, você não deixará as coisas crescerem em seu interior.


ATIVIDADE 1: Orações para o perdão

Você pode pedir perdão e enviar o perdão todas as noites antes de dormir. Pode pensar sobre como foi o seu dia e o que aconteceu que possa ter sido perturbador e recitar esta oração.



Oração para o Perdão

EU SOU o perdão aqui atuando

Dúvidas e medos expulsando

Com asas de cósmica Vitória

Os homens para sempre libertando.

Com pleno poder invoco agora

O Perdão a toda hora;

Toda vida sem exceção

Envolvo com a Graça do Perdão.

Visualização

Enquanto faz esta prece para o perdão, visualize a poderosa chama violeta, como vê aqui. A chama violeta é como um sabão especial do coração de Deus. Você sabe por que comparamos a chama violeta a um sabão? (Faça uma pausa e deixe a criança responder). Ela limpa e lava tudo o que não é alegre, harmonioso e amoroso. Transformará sentimentos de tristeza e raiva em sentimentos felizes, livres. Ela pode curar doenças físicas. É a dádiva do Espírito Santo.



CHAMA VIOLETA

EU SOU um ser de fogo violeta

EU SOU a pureza que Deus deseja!

ATIVIDADE 2: Polimento de pedras

Junte algumas pedras, coloque-as num copo de polimento de rochas e veja como as pedras ficam belas e lustrosas.

Polindo suas arestas

Somos um pouco como diamantes antes de serem polidos. Somos o que algumas pessoas chamam de “diamantes em estado bruto”. Talvez você devesse arrumar a cama, mas correu para fora para brincar, mesmo sabendo o que devia fazer. Isso é como uma aresta dura. Se um dia você arruma sua cama antes de alguém pedir, é porque você poliu uma aresta!

Às vezes tentamos evitar algo que é difícil de fazer. Talvez haja algo na escola que você realmente não goste de fazer. Você sempre tenta escapar de fazê-lo e fica aborrecido se alguém lhe pede para fazer. Um dia, você decide pedir ajuda e subitamente, está aprendendo. Você já poliu outra aresta dura!


Sentindo-se culpado

Às vezes, quando sabemos que fizemos algo errado, nos sentimos muito mal. Os outros podem nos perdoar, mas nem sempre nos perdoamos. Todas as pessoas cometem erros. Não significa que você seja uma má pessoa. Significa apenas que tem uma lição a aprender. Certamente você pode aprender a partir do erro e não cometê-lo novamente.

ATIVIDADE 3: Ouro na Lama

Existe uma história sobre o ouro na lama. O ouro é a luz em seu coração. A lama é as trevas das ações erradas. Quando você é malvado e faz coisas que sabe que são erradas, é como se a lama o pegasse e cobrisse a luz em seu coração. Porém, não importa quanta lama e trevas do mundo pegue em você, nosso eu interior verdadeiro ainda é, e sempre será, ouro puro. Seu eu interior é espírito. Você é uma criança de Deus.

• Vá para fora e junte um punhado de cristais de rocha.

• Traga-as para dentro e pinte-as de ouro metálico (do tipo que não se dissolve na água)

• Deixe secar.

• Pegue um prato e misture um pouco de areia com água.

• Revolva as pedras douradas na lama.

• Deixe a lama secar.

• Enxágue a lama.

• Regozije-se que o ouro puro ainda está lá!

Corrigindo as coisas

Sempre que fizermos algo errado podemos dizer que sentimos muito e podemos fazer algo bom. Podemos aprender a ser mais amorosos e gentis com as pessoas. Pedimos o seu perdão quando precisarmos e perdoamos livremente os outros.

ATIVIDADE 3: Eu sou bondoso

Faça algo bondoso e gentil a quem você ama, como um presente surpresa para eles.


Revisão dos pontos principais:

• Você pode aprender a aceitar seu carma com gratidão.
• Você permanece conectado àqueles a quem não perdoa, até que os perdoe.
• Você pode aprender a “pagar conforme segue.”
• Você pode aprender orações de perdão para recitar todos os dias.



Senda para Famílias © Copyright 2009 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AD&R Web