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Maria Montessori e seu método

Novo Artigo: As Escolas Montessorianas Celebram os Primeiros Cem Anos!
Quem toca a vida da criança toca o ponto mais sensível de um todo que tem raízes no passado mais distante e sobe em direção do futuro infinito.


Maria Montessori e seu método

Maria Montessori (1870-1952) foi a primeira mulher médica e cirurgiã na Itália, uma defensora de oportunidades iguais para mulheres e uma defensora dos direitos das crianças. Ela é bem conhecida por fundar um sistema compreensivo de educação, chamado o Método Montessori.

Ele dizia repetidamente que não havia descoberto um método de educação, mas a verdadeira natureza da criança e seus imensos poderes de desenvolvimento. Ela baseou seu sistema em observações de crianças trabalhando e brincando livremente nos ambientes de aprendizagem criados por ela, mais do que em idéias pré-concebidas sobre as crianças e seu desenvolvimento. “Ninguém poderia pressupor que as crianças tivessem escondido dentro de si uma capacidade vital secreta de erguer o véu que cobre a alma humana, que elas carregavam dentro de si algo que, se descoberto, ajudaria os adultos a resolverem seus próprios problemas individuais e sociais.” (Montessori, 1966, pg.8)

Maria Montessori compreendeu que o trabalho da criança é essencial a toda humanidade; esse trabalho é a construção do homem ou da mulher de amanhã. Ela observou e identificou as características naturais das crianças pequenas:

1. Interesse espontâneo e concentração profunda
2. Desejo por movimento dirigido a um propósito
3. Amor pela repetição
4. Amor pela ordem
5. Desejo por liberdade de escolha
6. Preferem trabalhar a brincar/jogar
7. Indiferença por recompensas ou punições
8. Amor pelo silêncio
9. Sentimento de dignidade pessoal
10. Interesse em ler e escrever desde cedo
11. Auto-disciplina espontânea
12. Interesse no cosmo e na inter-relação de todas as coisas

Maria Montessori desenvolveu o que foi chamado de “Método Montessori” a partir do seu profundo respeito por essas características essenciais. Ela criou uma abordagem sistemática para ajudar cada criança a cumprir seu potencial único.

As idéias essenciais de Montessori sobre educação são muito diferentes da concepção comum de educação como um currículo de fatos e informações. Ela acreditava que o verdadeiro papel da educação era “ajuda para a vida.” O ambiente preparado que permita a cada criança se movimentar no seu próprio ritmo individual é o aspecto central em seu método. Ela define educação como um “suporte externo para a alma progredir em sua evolução.”

Durante mais de quarenta anos de trabalho com crianças, Montessori escreveu mais de uma dúzia de livros e deu milhares de palestras sobre o desenvolvimento da criança. Montessori focalizou primeiro as crianças pequenas de 3 a 6 anos. Mais tarde, explorou e desenvolveu programas para crianças desde o primeiro ano de vida até a idade da escola primária. Em seus últimos anos, esboçou um programa para adolescentes e apontou as necessidades do desenvolvimento do estudante universitário.

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