Montessori para as idades de três a seis
As crianças de três a seis anos de idade estão em uma época dinâmica e expansiva de crescimento. Os primeiros experimentos educacionais de Montessori foram com esse grupo etário e há mais escolas montessorianas para esta faixa do que para qualquer outra. Montessori observou que, como uma esponja, a criança prontamente absorve o que seu ambiente lhe oferece durante esses anos. É deste material cru que ela constrói a si mesma. Montessori chama a esse estágio de desenvolvimento “a mente absorvente.” Como o poeta ingles William Wordsworth escreveu, "A criança é o pai do homem.”
Maria Montessori compreendeu que o trabalho da criança é essencial a toda humanidade; esse trabalho é a construção do homem ou da mulher de amanhã. Ela observou e identificou as características naturais de crianças pequenas:
(menina de 3 anos trabalhando no quadro de fivelas)
1. Interesse espontâneo e concentração profunda
2. Desejo por movimento dirigido a um propósito
3. Amor pela repetição
4. Amor pela ordem
5. Desejo por liberdade de escolha
6. Preferem trabalhar a brincar/jogar
7. Indiferença por recompensas ou punições
8. Amor pelo silêncio
9. Sentimento de dignidade pessoal
10. Interesse em ler e escrever desde cedo
11. Auto-disciplina espontânea
12. Interesse no cosmo e na inter-relação de todas as coisas
Montessori proporcionou um “ambiente preparado” que oferece às crianças a oportunidade de desenvolver livremente essas características, que representam as necessidades de desenvolvimento deste período etário. Esse ambiente preparado montessoriano oferece atividades e materiais que correspondem a essas necessidades. O ambiente é estruturado abrangendo quatro avenidas de aprendizagem.
• Controle de movimentos através de exercícios de vida prática
• Educação sensorial
• Linguagem
• Matemática
Controle de movimentos através de exercícios de vida prática
Crianças neste estágio de desenvolvimento têm uma forte tendência para o movimento com um propósito. Nas classes montessorianas por todo o mundo, encontraremos materiais para ajudar as crianças a coordenarem e controlarem seus movimentos. Por exemplo, há uma série de quadros de tecido para a aprendizagem de usar o zíper, botões, fivelas, etc; As crianças também despejam, cortam, dobram, cavam, limpam, e varrem. Essas atividades simples de “vida prática” induzem a concentração, coordenação de movimentos, independência e sentido interno de ordem.
Educação Sensorial
As crianças desta idade também são atraídas para atividades que empregam os cinco sentidos. Os materiais montessorianos são designados a isolar claramente conceitos específicos como comprimento, peso, forma, tamanho e cor. As crianças aprendem a comparar e contrastar usando seus sentidos do olfato, gosto, tato, visão e audição.
(menina de 4 anos trabalhando com o bloco dos cilindros, para discriminação do tamanho)
(menino de 4 anos traçando a letra na lixa)
Linguagem
Durante este período, as crianças têm um desejo inato de aprender novas palavras, por isso o vocabulário é apresentado com novos materiais e livros todos os dias. Maria Montessori também descobriu que as crianças de três e quatro anos estão muito interessadas em aprender a ler e escrever. O Método Montessori provê uma sequência de passos simples que gentilmente orientam as crianças nos primórdios do domínio da leitura e escrita.
Matemática
Maria Montessori desenvolveu uma sequência de materiais concretos que ilustram conceitos básicos de matemática. Experiências do manuseio com esses materiais levam as crianças a uma compreensão dos números, o sistema decimal e as quatro operações da adição, subtração, multiplicação e divisão.
(menino de 5 anos ilustrando o sistema decimal)
Maria Montessori tinha um respeito profundo pela singularidade da criança e pelo que ela chamou de “instrutor interno”, o conhecimento interno do que é necessário para os próximos passos no desenvolvimento. No ambiente preparado montessoriano, a criança é livre para escolher o trabalho que mais a atrai. Quando a criança seleciona o material que corresponde ao seu desenvolvimento interno, há um foco mágico de energias em genuína concentração. Essa concentração leva a um crescimento e desenvolvimento interno potente e a uma notável paz e alegria.
Quer seu filho(a) esteja ou não em uma escola montessoriana, aprender sobre esses princípios pode ajudar-lhe a suprir melhor as necessidades do seu desenvolvimento.
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