Montessori para crianças de 0 a 3 anos de idade
Para essa faixa etária, Montessori é um movimento progressivo em lares e em escolas. As crianças de 0 a 3 anos de idade adoram e são capazes de participar com sucesso de uma grande variedade de lições montessorianas que foram desenvolvidas apropriadas para sua idade e nível de habilidade. Essas atividades podem ser oferecidas em sua casa ou em um centro Montessoriano. Os ingredientes-chave para o sucesso são pessoas que cuidam amorosas e estáveis (especialmente mães e pais) e um ambiente seguro onde as crianças sejam livres para se movimentar e explorar.
Crianças de um e dois anos de idade amam brinquedos familiares e atividades não-estruturadas como blocos, carros e caminhões, bonecas e roupas de boneca, argila e pintura a dedo. Elas adoram fazer longas caminhadas e explorar seu ambiente externo, ao ar livre. Elas podem caminhar distâncias surpreendentes quando são permitidas caminhar em seu próprio ritmo. (imagem acima, à direita: de 1 a 2 anos as crianças adoram encontrar atividades interessantes ao seu nível)
Elas também adoram atividades que tenham um propósito definido:
• Quebra-cabeças
• Materiais de Contagem
• Lições de vocabulário
• Atividades de motricidade fina, tais como verter água ou usar pinças
• Artes e ofícios para ensinar habilidades específicas, incluindo tesouras, tintas, creions, cola e papel.
(acima: atividades ao ar livre são importantes para crianças de todas as idades)
Com a prática e lembretes gentis, crianças de dois anos de idade podem ser ensinadas a escolher e carregar uma lição para uma mesa ou tapete, trabalhar em uma lição de cada vez e retornar a lição ao seu local quando finalizada. Elas podem entender com sucesso muitos conceitos sociais importantes:
• Esperar por outra pessoa terminar sua vez
• Assistir sem tocar o trabalho de outra pessoa
• Compartilhar com os amigos
Num ambiente adequadamente preparado (onde as necessidades do desenvolvimento são adequadamente supridas com atividades interessantes), as crianças frequentemente trabalham em uma lição com grande foco e concentração por longos períodos de tempo, repetindo a atividade até que estejam satisfeitas.
Crianças pequenas frequentemente trabalham lado a lado sem travar conversação ou brincar. Isto é conhecido como brinquedo paralelo. À medida que a criança cresce, torna-se mais social e aprecia brincar com outras crianças. Ela compreende melhor e mostra respeito pelos outros, usando um tom de voz baixo e não perturbando o trabalho de outros.
Imagem: a mobília do tamanho da criança proporciona mais independência
Maria Montessori identificou os seguintes impulsos essenciais do desenvolvimento para as idades 1 a 2 anos:
• Coordenação e controle de movimentos
• Aquisição e desenvolvimento da linguagem
• Internalização de um sentido lógico de ordem
Montessori recomendou um ambiente simples que ofereça às crianças experiências em todas essas áreas. As crianças têm uma poderosa tendência a repetir atividades que ocupam sua atenção. É essa repetição que promove independência, coordenação, concentração e comportamento calmo, mesmo em ciranças bem pequenas. É importante não interferir quando observarmos nosso filho concentrado em uma atividade, particularmente para oferecer assistência desnecessária.
A história seguinte demonstra nossa necessidade de reconhecer e compreender as tendências do desenvolvimento das crianças pequenas.
Um dia minha filha de dois anos entrou no banheiro e começou a brincar com uma caixa de grampos de cabelo. Ela pegou a caixa e jogou os grampos no chão. Eu estava pronta para deter minha filha e dizer-lhe “não” quando decidi voltar atrás e assistir. Ela pegou cada grampo muito cuidadosamente e colocou cada um de volta na caixa, usando seu polegar e dois primeiros dedos (o segurar como pinça).
Então ela continuou a esvaziar a caixa e a pegar cada grampo novamente. E assim ela repetiu o processo várias vezes. Percebi, admirada, que os dedos que minha filha estava exercitando eram aqueles que logo ela usaria no aprendizado da escrita.
Pelas duas semanas seguintes, quase toda manhã minha menininha entrava e repetia o mesmo comportamento. Então, subitamente, aquele ciclo de desenvolvimento que precisava daquele exercício terminou e ela parou com o ritual matinal.
Essa história ilustra que o ambiente preparado inclui o adulto que reconhece as necessidades e tendências da criança. Quando permitimos à criança repetir ações aparentemente inconseqüentes, provenientes de uma necessidade do desenvolvimento, nutrimos um desenvolvimento ótimo.
|