Como Espiritualizar Seu Lar : Vivendo pela Regra de Ouro
OURO
Por que gostamos tanto do ouro? Ele é altamente valioso em todo o mundo e tem sido muito honrado por muitos séculos. Em nossa economia tivemos certa vez o “padrão ouro”, o que significava imprimir dinheiro apenas na quantidade de ouro que tínhamos como nação. As pessoas frequentemente se referem ao “padrão ouro” em algum negócio ou profissão como o máximo dos melhores. Algumas pessoas pensam no ouro como luz do sol precipitada, capaz de trazer luz e alegria aos seus proprietários e usuários. A cor amarelo-dourada muitas vezes é associada com sabedoria espiritual.
A REGRA DE OURO
A Regra de Ouro é igualmente muito valiosa e tem sido expressa em termos muito similares por milhares de anos. É uma simples declaração de ética que orienta o comportamento das pessoas por todo o mundo. Nós a encontramos nas escrituras de todas as principais religiões mundiais, tanto no Ocidente como no Oriente, e mesmo em documentos clássicos antigos.
Abaixo você encontrará uma visão geral do que representa esse simples mas profundo ensinamento em todas as religiões do mundo. Também encontrará uma canção que pode ser ensinada a seus filhos para celebrarem a Regra de Ouro.
Essa é uma declaração de compaixão pelos outros, que conduz à ação que é boa para os outros e boa para nós; é auto-interesse iluminado. A Regra de Ouro nos dá uma simples regra de comportamento que nos impele a ser compassivos aos outros de forma que a vida também seja compassiva conosco.
Verificamos a Regra de Ouro como um ponto essencial no Cristianismo.
A Regra de Ouro é igualmente central no Judaísmo.
Platão ensinou a Regra de Ouro na Grécia antiga, quatro séculos antes do nascimento de Cristo.
No antigo Egito encontramos o que pode ser a versão mais antiga registrada da Regra de Ouro.
Encontramos a Regra de Ouro nos ensinamentos do Islamismo.
Encontramos a Regra de Ouro nos ensinamentos de Buda.
Encontramos a Regra de Ouro nos antigos ensinamentos do Hinduísmo.
Encontramos a Regra de Ouro nas tradições de Confúcio.
A Regra de Ouro é declarada de forma bela na religião Shinto.
A Regra de Ouro aparece nas escrituras Taoístas.
Encontramos a Regra de Ouro no Jainismo.
Encontramos a Regra de Ouro no Sikhismo.
Também verificamos a Regra de Ouro no Zoroastrianismo.
Encontramos a Regra de Ouro no lema do Nativo Americano.
Esse ensinamento simples, porém poderoso, permeia claramente os ensinamentos religiosos e espirituais do mundo, sendo muitas vezes considerado o princípio mais conciso e geral da conduta ética.
Na Oração do Pai Nosso recitamos palavras que evocam o mesmo sentimento:
O que vai, volta
Frequentemente ouvimos as pessoas falarem: “O que vai, volta.” Muitos têm uma compreensão intuitiva do que Obadias, o profeta do Velho Testamento, ensinou: "Como tu fizeste, assim se fará contigo”, e o que Paulo disse aos Gálatas 6:7:”Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Se fazemos gentileza aos outros, eventualmente ela retornará a nós. Shakespeare escreveu sobre esse ciclo de retorno universal em 1605 ou 1606, em Rei Lear, 5º Ato, Cena 3, quando disse:
A Regra de Ouro e a lei do carma
Verificamos nessas declarações precisas sobre a forma de viver a vida, a idéia: o que damos à vida retorna a nós. Talvez a formação mais antiga desse princípio venha do Hinduísmo, 3.500 anos atrás. De acordo com a Enciclopédia Britânica, "O Hinduísmo começou na Índia por volta de 1500 AC ... De acordo com a doutrina do carma, [todo ato ou feito] de boa conduta traz um resultado agradável e feliz e cria uma tendência a bons atos similares, enquanto a má conduta traz mau resultado e cria uma tendência a ações más repetitivas. Isso fornece o contexto básico para a vida moral do indivíduo.”
Aplicação para a vida
Conforme verificamos as correspondências convincentes entre os ensinamentos sagrados de todas as religiões, vamos atentar às palavras de Nicholas e Helena Roerich no volume de 1929, Agni Yoga.
Compare a direção dos Ensinamentos de vida que foram dados à humanidade. Cada um, sem afetar o precedente, descortina novas janelas de conhecimento … Portanto, eles devem ser estudados não por causa da familiaridade, mas por sua aplicação à vida.
Ensinando a regra de ouro para as crianças: Minhas Luvas Douradas
Essa canção tem duas partes. Primeiro tem um simples tocar com os dedos, seguida por uma canção com a qual se pode marchar.
Comece convidando as crianças para colocarem suas luvas douradas a cada dia. Nossas Luvas Douradas nos ajuda a lembrar para sempre sermos amorosos e gentis.
Para concluir, você pode cantar a canção, com a melodia do Hino da República (americano). As crianças adoram marchar enquanto cantam essa canção. Marchar sempre é divertido e muito equilibrador para crianças.
|