Montessori Insights
Escolas Montessorianas Celebram os Primeiros 100 Anos!
"Libertem o potencial da criança e vocês transformarão tanto a criança quanto o mundo." Dra. Maria Montessori
O dia 6 de Janeiro de 2007 marcou o 100° aniversário da abertura da primeira escola Montessori em Roma. A primeira mulher médica e cirurgiã da Itália, Maria Montessori chamou sua primeira sala de aula da primeira infância de “Casa das Crianças”, para celebrar as primeiras mesas, cadeiras e materiais do tamanho da criança usados no mundo. O mundo celebrou esse centenário e as escolas montessorianas por todo o mundo continuam a oferecer ambientes preparados para as crianças, desde a infância até a escola secundária. As idéias de Montessori estão sendo até mesmo usadas com sucesso em pacientes com Alzheimer e derrame cerebral.
Nos Estados Unidos, o método Montessori continua a crescer e a expandir através de escolas privadas, assim como em um número significativo de escolas públicas e licenciadas no méodo Montessori em muitos estados. Numa estimativa aproximada, há mais de 25.000 escolas montessorianas em 110 países, que atendem a mais de um milhão de crianças. Milhares de escolas domiciliares também usam o método Montessori.
Dra. Maria Montessori, a quem a Revista Ladies Home chamou uma das 100 mulheres mais importantes do século 20, é um nome familiar em muitos países, onde há uma compreensão crescente de sua abordagem única em educação, que focaliza no potencial individual de desenvolvimento e expressão de cada criança.
Perspectivas de Montessori sobre a educação
Qual o segredo da longevidade do Método Montessori? Talvez seja pela combinação única de teorias bem sucedidas com uma profunda compreensão da singularidade individual e do potencial espiritual inato. Ela concebeu a educação de forma mais ampla do que a transmissão de fatos e figuras; é uma ajuda para a vida. “Nossa forma de tratar as crianças deveria ser governada não pelo desejo de ‘fazê-las aprenderem coisas’, mas pelo empenho constante em manter acesa dentro delas a luz que é chamada inteligência.”
Ela escreveu: "Acredito que o trabalho do educador consiste basicamente em proteger os poderes [internos] e direcioná-los sem interromper a sua expansão; colocando o homem em contato com o espírito que está dentro dele e que deve operar através dele.” Além das atividades acadêmicas, o currículo montessoriano inclui resolução de problemas e paz, numa resposta direta ao que Montessori escreveu sobre ajudar as crianças a desenvolverem o direcionamento interior.
Essa nova forma de pensar em educação também implica na preparação dos professores. “O treinamento do professor que é uma ajuda para a vida vai mais além do aprendizado de idéias. Inclui o treinamento do caráter e é uma preparação do espírito.” A preparação de professores internacionalmente reconhecida está disponível em toda parte, nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Resultados de Pesquisas
Recentes investigações conduzidas pelas Universidades da Virginia e Wisconsin, demonstraram que as crianças das escolas montessorianas manifestam desempenho disciplinado em grupo. A sequência de materiais que a criança pode manusear nas salas de aula montessorianas, ajuda as crianças a adquirirem conceitos claros e a seguirem em seu próprio grau independente de desenvolvimento. E também fomenta o auto-controle e a disciplina interna.
Um estudo de três anos, conduzido pela Universidade Lander e pela Universidade da Carolina do Sul, focalizou se havia alguma diferença entre as crianças da linha montessoriana e as crianças da escola pública tradicional na ordem interna. Eles descobriram que as crianças das escolas montessorianas tinham altos níveis de ordem interna e que cresciam mais consistentemente do que as crianças das escolas públicas. Por exemplo, praticamente 100% das crianças das escolas tradicionais iriam falar com o professor quando houvesse discussões entre os colegas, enquanto que 70% das crianças montessorianas aprenderam habilidades para lidar com isso e apenas 30% buscariam o professor para ajuda.
O estudo também releva que as crianças das classes montessorianas apreciam seu trabalho acadêmico de leitura, matemática, geografia e ciência muito mais firmemente do que as outras, que tendem a preferir cortar, colorir e brincar.
Crescimento do Movimento Montessori
O número de escolas montessorianas está crescendo em todo o mundo, à medida que as pessoas compreendem e apreciam o valor da abordagem de Maria Montessori. As salas de aula montessorianas oferecem ambientes preparados com atividades que correspondem ao desenvolvimento interno. Quando as crianças estão prontas em termos de desenvolvimento e lhe são dadas oportunidades e chances para usarem materiais que correspondem ao seu nível individual de desenvolvimento, elas rapidamente prosseguem e o fazem com grande confiança e alegria. Elas demonstram concentração, serenidade e interesse aguçado em aprender.
As crianças com esse tipo de experiência crescem adorando aprender. Seus cérebros necessitam de aprendizagem tanto quanto o corpo precisa de alimento e os pulmões de ar.
Existem belos modelos de escolas montessorianas por todo o mundo.
Procure visitar uma Escola Montessori
Se você nunca viu uma escola Montessori, telefone para uma escola de sua área e marque uma visita. Veja por si mesmo por que o método Montessori está crescendo firme após os primeiros 100 anos! Se uma criança que você conhece já está em uma escola montessoriana da comunidade, vá e observe.
Leia sobre Maria Montessori
Leia mais sobre ela e o que foi escrito por ela. Uma introdução fascinante e abrangente está na biografia de E.M. Standing: Maria Montessori Sua Vida e Sua Obra. A própria Montessori escreveu mais de 25 livros, a maioria deles disponível em português. Leia mais sobre Montessori e suas aplicações para bebês e crianças em idade pré-escolar e primária neste website, em Montessori Insights.
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